sábado, 3 de maio de 2008

Óculos Reticulados



* CD COM EXERCÍCIOS

* ÓCULOS RETICULADOS

* LIVRO DIDÁTICO

* CORDÃO DE FOCO VISUAL


As redes óticas funcionam de uma maneira simples: impedindo a passagem de certas ondas luminosas. Assim, o nervo ótico é estimulado e, como conseqüência, o músculo reage, adaptando-se à dificuldade criada pelos orifícios, formando a imagem corretamente.
As redes óticas podem auxiliar na melhora dos seguintes distúrbios:

Astigmatismo
Cataratas (cura e período e pós-operatório)
Derrames sanguíneos
Diminuição da acuidade visual pela diabete
Estrabismo
Glaucoma
Hipermetropia
Lacrimejo
Miopia
Problemas óticos de albinos
Quistos sebáceos
Síndrome de Steven Johson
Vista cansada

O tempo de correção dos defeitos visuais depende da natureza do problema, assim como a idade e o ritmo de vida do usuário.. Os primeiros sinais de recuperação (dependendo do tipo do problema), aparecem nos primeiros quatro meses, em média, com o uso das redes óticas, sendo recomendado o uso de duas a quatro horas ao dia. Essas horas podem ser contínuas ou em períodos alternados.


Como funciona o mecanismo



Os raios luminosos movimentam-se com grande velocidade no interior dos olhos, através da córnea, do líquido cristalino e do corpo vítreo até atingir a retina. A retina é revestida de sensores sensíveis à luz, os quais transformam os raios luminosos em impulsos elétricos. Os raios luminosos, ao incidirem no olho, são refratados e agrupados por um feixe para atingir o centro da retina. Esta área de aproximadamente 1,5 a 2,0mm é a parte mais sensível da retina e denominada também de “área da visão” de maior nitidez.


Os impulsos elétricos são transmitidos rapidamente através do nervo ótico até o cérebro, onde em conjunção com a memória, são sentidos e interpretados como imagem.

As redes óticas podem ser usadas como óculos comuns, mesmo que não se consiga uma nitidez total no início. Nos primeiros dias podem surgir dores de cabeça, tonturas, sonolência, náuseas ou visão dupla. Quando ocorrerem esses sintomas é necessário um descanso de alguns minutos ou de horas até que desapareçam por completo. Só então se deve continuar a usar as redes óticas. No início, pode-se começar o uso com pouco tempo (15 a 30 minutos) e ir aumentando gradativamente à medida que esteja se adaptando as redes óticas.

Ler e assistir televisão com as redes óticas é uma maneira de estimular a visão. As redes óticas protegem os olhos dos raios solares, assim podem ser usadas também nas horas de lazer, não deve se usar redes óticas em lugares com pouca luminosidade.

Não se deve dirigir veículos usando as redes óticas, pois durante o seu uso, ocorre uma alteração na profundidade de campo e a visibilidade lateral diminui. A pessoa que passa a usar as redes óticas, automaticamente diminui o tempo de uso de seus óculos de lentes, porém, não deve deixar de usá-los, devendo sim, periodicamente, de ano em ano, fazer um acompanhamento com um oftalmologista para ver se o grau de suas lentes está necessitando ser modificado. Não há limite de idade para o uso das redes óticas.




Na miopia ou na presbitia, os globos oculares foram deformados por uma deficiência, congênita ou não, dos músculos externos dos olhos. No caso da miopia, o globo ocular é alongado e, no caso da presbitia, há geralmente um encurtamento do olho.

Em ambos os casos, a imagem não é projetada sobre a retina e sim formada antes ou depois. Se for reduzida a entrada dos raios luminosos, como acontece com os óculos reticulados, é um raio direto de luz que penetra no olho. Os raios de luz passam pela retícula em forma de feixe paralelo e um deles é projetado diretamente na área de maior nitidez. Os óculos reticulados funcionam segundo o princípio das câmaras de fotografia, quanto mais ou menos fechado o diafragma, maior a nitidez da imagem recebida.

Dica Importante: Esses óculos especiais que no lugar de lentes, apresentam redes perfuradas, servem para ser usados no tratamento de qualquer distúrbio visual e para restauração da acuidade visual. Eles baseiam-se na idéia de estimular a ação dos músculos ciliares (que trabalham no cristalino), que são ativados pela necessidade de ver através de pequenos orifícios, exercitando os olhos. Com o uso desses óculos, durante meia hora diária, obtém-se resultados satisfatórios a longo prazo. Diferentemente das lentes comuns que acomodam a condição visual, esses óculos são um exercício para combater a inércia das estruturas dos órgãos da visão.

2 comentários:

YuriBSB disse...

Alexandre. O reticulado é sempre com furos piramidais convexos ou não precisa (muitos vendedores vendem modelos so com bolinhas). Ou vi deizer que o com furos piramidais é mais eficaz, mas quanto mais e porque?

YuriBSB disse...

: