quinta-feira, 24 de março de 2011

As Origens dos Métodos para Desenvolvimento da Visão Natural




Quando se fala em Visão Natural, é normal mencionar-se o nome de Dr. William Horatio Bates (1860-1931). Ele foi um oftalmologista norte-americano, percursor de ginástica ocular, que conseguiu fazer com que milhares de pessoas se libertassem dos seus óculos, resolvendo os seus problemas oculares, graças a um método que desenvolveu de tratamento holístico da visão, mais conhecido como Método Bates.

O Dr. Bates publicou pela primeira vez as suas descobertas nos Estados Unidos em 1919 no livro The Cure of Imperfect Sight by Treatment Without Glasses, desenvolvendo o seu método a partir daí. Este método, basicamente, visa fortalecer os músculos do globo ocular para que eles cumpram perfeitamente a sua função, trazendo como resultado a restituição da capacidade de visão.

Na altura, o Dr. Bates foi acusado de charlatão, chegando a ser perseguido pela comunidade médica, que não se fez de rogada em expulsá-lo do Conselho de Medicina Americana. Apesar da polémica, o Dr. Bates continuou as suas investigações, provando que inúmeras pessoas beneficiaram com o seu método com a cura e prevenção de inúmeras patologias que, à partida, pareciam incuráveis ou complicadas de se tratarem.

O Método Bates consiste, basicamente, em exercícios simples oculares, que devem ser praticados regularmente no nosso dia-a-dia. Este método proporciona uma melhoria substancial da visão, algo que nunca foi promovido pelo uso de óculos ou lentes de contacto.

Segundo o Dr. Bates, o capacidade de focar objectos não é proporcionada apenas pelo cristalino, como acreditam os oftalmologistas convencionais, mas também pela acção dos músculos, que determinam o formato e a posição de todo o globo ocular e, consequentemente, o cristalino.

A Ginástica Ocular é indicada a todos os problemas de refracção da vista (excepto em casos de degeneração, infecção ou lesões no globo ocular) e é muito eficaz na cura da miopia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada) e hipermetropia. São exercícios aconselhados a qualquer pessoa, especialmente as crianças com problemas oculares.

A Visão Natural está muito desenvolvida na Europa em países como Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália, onde existem associações de educadores visuais, que formam profissionais através do Método Bates. 


Fonte: http://mimeosseusolhos.blogspot.com/

Nenhum comentário: